sexta-feira, 17 de março de 2017

9 Lições Inestimáveis sobre Liderança deixadas por Ciro, o Grande

Por: Ryan Holiday
Tradução: Jean A. G. S. Carvalho
 
 
 
Esqueça os livros de autoajuda financeira. O melhor livro sobre negócios e liderança foi escrito por um grego no século IV antes de Cristo, e o tema era um rei persa. Sim, é isso mesmo. 
 
Observe: Ciro, o Grande, foi o homem que os historiadores consideram como "o mais amável dos conquistadores" e o "primeiro rei a fundar seu império com base na generosidade", ao invés da tirania e violência. Considere Ciro como a antítese do modelo de príncipe dado por Maquiavel, o autor, que seria ele mesmo oposto às ideias de Maquiavel, foi Xenofonte, um dos discípulos de Sócrates. 
 
O livro é um clássico bastante autêntico, abordando a arte da liderança, da execução e da responsabilidade. Adaptadas pela ótima tradução de Larry Hendrick [para o inglês], aqui estão nove lições sobre liderança presentes na obra "Ciro, o Grande", de Xenofonte:
 
 
1. Seja independente
 

        "Nunca sejas lento em prover com abundância teus suprimentos. Tu sempre estarás em melhor termo com teus aliados se puderes assegurar tuas próprias provisões. Dê-lhes tudo de que necessitam e tuas tropas t seguirão até os confins da Terra"
2. Seja generoso
 
 
"O sucesso sempre clama por uma generosidade ainda maior - apesar de muitas pessoas, perdidas na escuridão de seus próprios egos, tratarem isto como uma ocasião para florescer uma grande ganância. Acumular benefícios não é um fim em si mesmo, mas tão somente um meio para construir um Império. Ricos nos serão de pouca serventia agora - exceto como um meio de ganhar novos amigos"
 
3. Seja breve
 
 
"Brevidade é a alma do comando. Falar demais sugere desespero por parte do líder. Fale rápido, decisivamente; vá ao ponto - expresse teus desejos em tal lógica natural que ninguém poderá fazer-lhe objeções. Então, siga em frente".
 
 
4. Seja uma força para o Bem
 
 
"Onde quer que possas, haja como um libertador. Liberdade, dignidade, prosperidade - juntos, esses três elementos constituem a maior das alegrias da humanidade. Se você transmitir todas essas três coisas ao seu povo, o amor dele por você jamais morrerá."

5. Esteja no controle
 
 
"[Declaração feita por Ciro após ter punido alguns comandantes renegados] Novamente, demonstrarei a verdade de que, em meu exército, a disciplina sempre trará recompensas."

 
6. Seja divertido
 
 
"Quando tornei-me rico, compreendi que a falta de gentileza entre homens torna-se mais natural do que partilhar comida e bebida, especialmente comida e bebida de excelência ambrosiana que, agora, eu poderia prover. Assim, assegurei que a fartura de minha mesa devesse ser compartilhada todos os dias com muitos convidados, todos devendo comer da mesma comida excelente da qual eu como. Quando eu e meus convidados terminamos de comer, garanto que a comida restante seja enviada aos meus amigos ausentes, símbolo de minha estima por eles"

 
7. Seja leal
 
 
"[Declaração de Ciro, quando questionado sobre como ele planejou se vestir para a celebração] Se só posso sair-me bem por meus amigos, parecerei glorioso o suficiente com qualquer roupa que eu use."

 
8. Seja um exemplo
 
 
"Em minha experiência, é mais difícil encontrar homens que reagem à boa sorte com modéstia do que aqueles que encaram a adversidade com coragem."
 
 
9. Seja cortês e gentil

 
"Há um profundo - e usualmente frustrado - desejo no coração de todos aqueles que agem com benevolência, maior do que o egoísmo, e um excelente exemplo de generosidade pode inspirar dúzias de outros homens assim. Então, eu estabeleci uma corte majestosa onde todos os meus amigos mostraram respeito uns pelos outros e cultivaram a cortesia até que ela floresceu para a perfeita harmonia."

 
 
Há uma razão para Ciro ter encontrado estudantes e admiradores em seu próprio tempo, bem como nas épocas que o seguiram. De Thomas Jefferson a Benjamin Franklin, até Júlio César e Alexandre, o Grande (e, sim, até mesmo Maquiavel), grandes homens leram o exemplo inspirador de Ciro e o puseram em prática para perseguir seus próprios esforços.

Essa não é uma má companhia.


 
Postado originalmente em: Forbes
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas

Participe do nosso Fórum Online

Siga-nos no Facebook